Estudantes de Administração realizam projeto social na área da educação

16/09/2015 16:04

No semestre 2015.1, estudantes da disciplina Administração de Projetos, ministrada pelo professor Marcos Bosquetti, planejaram e executaram o projeto Ampliando Horizontes. O objetivo do projeto foi despertar nos alunos do ensino médio da rede pública o sonho de continuar os estudos e ingressar numa universidade, uma vez que a maioria desconsiderava essa possibilidade, segundo pesquisa aplicada pela equipe do projeto. Os estudantes desenvolveram um projeto piloto na Escola de Educação Básica Aderbal Ramos da Silva, no Estreito, onde foram realizados eventos de conscientização para mais de 300 estudantes do 2° e 3° ano daquela escola, levando informações sobre o que é ser um estudante universitário e as oportunidades e os meios para se ingressar numa universidade.

Além de promover palestras e um show com o mágico Jardel Beck, graduado no curso de Administração da UFSC, o projeto arrecadou 1.560 apostilas e vários kits preparatórios para o vestibular. Os estudantes também elaboraram e distribuíram o manual “Entre na Universidade” contendo dicas e programas de apoio e acesso ao ensino superior. O projeto Ampliando Horizontes foi divulgado nas mídias sociais e na televisão, incluindo reportagens e entrevistas na RBS, Record News e Telejornal UFSC. Recebeu ainda apoio de várias organizações, incluindo escolas particulares e o Conselho Estadual de Educação, que pretende expandir essa iniciativa para outras escolas da rede pública.

Essa experiência proporcionou o aprendizado prático das ferramentas de gerenciamento de projetos e a satisfação dos estudantes por ampliarem os horizontes de outros jovens. O professor e os estudantes da disciplina agradecem o apoio recebido dos professores do CAD e, em especial, do professor Maurício Pereira, defensor da melhoria da educação em Santa Catarina. O CAD parabeniza todos os envolvidos no projeto.